top of page

A metrópole como centro de gestão do território


Mulher vota nas eleições locais da África do Sul, em Joanesburgo - (GIANLUIGI GUERCIA)


De acordo com o autor Roberto Lobato Corrêa, entre as funções tipicamente metropolitanas inclui-se aquela de controle das atividades econômicas que, criadas por empresas sediadas na metrópole, projetam-se diretamente em espaços externos a elas.


O controle dessas atividades constitui-se numa das bases da gestão do território, gestão que se torna complexa quando efetivada pela corporações multifuncionais, segmentadas, multilocalizadas e dotadas de enorme poder econômico e político.


Para o autor a metrópole corresponde ao centro de gestão do território, como um nó em uma vasta rede de circulação de informação, matéria-prima e produtos industrializados.


Para o presidir uma nação é necessário manter uma forte base aliada, portanto é preciso manter sob sua gestão as principais economias do país.


O ANC venceu as eleições municipais no mês de Agosto em Joanesburgo. Mas tal como aconteceu em Pretória, a Aliança Democrática obteve o apoio do partido Combatentes pela Liberdade Económica, que ficou em terceiro lugar, bem como o de várias pequenas formações para controlar a câmara.


O ANC (congresso nacional africano) é o partido do atual presidente da África do Sul, Jacob Zuma, e do lendário líder revolucionário, Nelson Mandela. No poder há quase duas décadas o partido que é historicamente conhecido pelo combate ao regime segregacionista, não garantiu uma maioria na câmara nas últimas eleições para comando e gestão da principal metrópole do país e outras importantes capitais, como Pretória.


Governar sem a principal economia na base aliada é perder força política e principalmente econômica, sendo a metrópole o eixo de gestão do território, governar um país sem o apoio deste importante pólo é perder poder de governança.


Referências:


Correa, Roberto Lobato. Metrópoles, corporações e espaço: uma introdução ao caso brasileiro. Em Castro, I. E.; Gomes, P. C. C. e Correa, R. L. (orgs) Questões atuais da reorganização do território. Rio de janeiro, Bertrand Brasil, 1996.


ANC perde poder em Joanesburgo por Mark Caldwell / Glória Sousa

http://www.dw.com/pt-002/anc-perde-poder-em-joanesburgo/a-19497078.


ANC perde controle de Joanesburgo pela primeira vez desde o fim do apartheid por Joana Azevedo Viana

http://expresso.sapo.pt/internacional/2016-08-23-ANC-perde-controlo-de-Joanesburgo-pela-primeira-vez-desde-o-fim-do-apartheid


POSTS RECENTES
bottom of page