top of page

FRANKFURT CIRCUITO SUPERIOR E TURISMO CULTURAL

Quando submetemos Frankfurt à uma análise econômica nos termos de Milton Santos dos circuitos da economia, pode-se destacar a cidade como uma representante dos moldes do circuito superior. A grande modernidade, informatização e a posição da cidade em relação ao capitalismo global são as características destacadas. O Pavilhão de Exposições 3 de Frankfurt que foi construído no terreno de uma antiga estação ferroviária é um exemplo de como o incentivo as feiras e exposições de empresas e organizações privadas consolidaram a especialização da metrópole financeira.


Foto 1: A Feira de Frankfurt, companhia que gerencia as exposições nos pavilhões.

Conrad Nutschan / Wikipedia


O setor de serviços em Frankfurt do circuito superior se estabeleceu a partir da localização da cidade e suas feiras, desde muito tempo e a partir da metade do século XX com as exposições e o turismo cultural crescente.

Frankfurt como grande entreposto comercial da Europa possui um significativo mercado de bens e serviços. A cidade possui grande apelo para as feiras anuais e exposições europeias. A cidade se destaca devido à oferta de turismo cultural e possui diversos museus e catedrais que remetem a produção cultural renascentista e gótica, entre os museus pode-se destacar o Stadelsches Kunstinstitut que abriga obras de arte dos séculos 19 e 20, e o segundo exibe peças de antigos mestres, como Botticelli, Van Eyck, Vermeer e Rembrandt. A casa onde nasceu Goethe e as construções da Romer Platz que foram reconstruídas no pós-guerra são importantes pontos desse turismo cultural que fomenta o setor de serviços da cidade.


Foto 2: No centro antigo, algumas construções foram reconstruídas de acordo com a arquitetura clássica

André Feltes / Agencia RBS


O turismo como fenômeno de massa cresceu com a redução das jornadas de trabalho, a paz do pós-guerra na Alemanha e os avanços tecnológicos na comunicação e no transporte possibilitando a redução dos preços e intensificando o acesso de grupos com menor poder aquisitivo do turismo.


O grande interesse em Frankfurt tem efeito sobre o valor médio do terreno, há notícias sobre o aumento do preço do aluguel na cidade ao longo dos anos, devido ao consumo turístico e ao lazer da cidade, uma vez que o interesse nas pequenas cidades vem aumentando. Um dos agentes responsável pela busca desses padrões é a mídia que em parceria com o mercado turístico produz padrões de consumo específicos de algumas classes sociais. Em diversos sites é possível observar o apelo turístico para a vida boêmia da classe média da cidade (fonte nas referências). Segundo Ortiz, as classes possuem necessidades diferenciadas, enquanto uma busca o luxo e diferenciação a outra reivindica necessidades menos supérfluas.


"Onde as classes populares reduzidas aos bens e as virtudes e primeira necessidade reivindicam a limpeza e a comodidade, as classes médias já mais liberadas das urgências, deseja um interior quente, íntimo e confortável ou cuidado, ou um vestuário na moda e original. Por serem já muito arraigados esses valores lhe parecem como que naturais, evidentes e são relegados ao segundo plano pelas classes privilegiadas. (ORTIZ, 1983, p.37)"


Referências


SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. Capítulo 6: Os dois circuitos da economia urbana e suas implicações espaciais. Edusp, São Paulo, 2005.


ORTIZ. R. Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983.


Frankfurt preserva o ar de cidade grande e se destaca por pólo cultural e artístico.


< http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2012/07/frankfurt-preserva-o-ar-de-cidade-grande-e-se-destaca-por-polo-cultural-e-artistico-3813545.html?impressao=sim%3Fimpressao=sim> Acesso em 13/01/2017.


Frankfurt, a calma metrópole que pode virar sede do mercado financeiro europeu pós-Brexit. < http://www.bbc.com/portuguese/vert-cap-37849168> Acesso em 13/01/2017.

POSTS RECENTES
bottom of page