top of page

A pobreza em Barcelona e o filme Biutiful

O crescimento da pobreza em Barcelona dá-se a partir da crise de 2008 e atualmente esse problema excede a capacidade de ação do sistema público de proteção social. Em 2014, 26% da população estava em risco de pobreza ou exclusão e, com o desmantelamento de alguns programas de renda mínima, como “La Renta Mínima de Inserción” (PIRMI), parte desses serviços sociais foram atribuídos à Cáritas (confederação de 162 organizações humanitárias da Igreja Católica), que atende principalmente imigrantes e as famílias monoparentais.


O aumento do uso de serviços sociais (como atendimento médico e alimentação) fornecido pela Cáritas é ilustrado pelo mapa 1, no período de 2005 a 2007 e no mapa 2, no período de 2008 a 2014.


Mapa 1 – Porcentagem de usuários da Cáritas segundo a região de ação das paróquias em Barcelona, 2005-2007

Fonte: CATALUNYA PLURAL, 2015.

Mapa 2 – Porcentagem de usuários de Cáritas segundo a região de ação das paróquias em Barcelona, 2008-2014.

Fonte: CATALUNYA PLURAL, 2015.

No âmbito urbano, portanto, há novos impactos territoriais como o aumento da pobreza naquelas regiões em que as pessoas já utilizavam algum tipo de serviço de proteção social e também o aumento do comércio informal ou, segundo a teoria dos dois circuitos da economia urbana proposta por Milton Santos, uma intensificação das atividades ligadas ao circuito inferior da economia. Essas atividades vêm sendo reprimidas em Barcelona, principalmente aquele comércio realizado por imigrantes provenientes principalmente de países africanos (CATALUNYA PLURAL, 2015).


A situação por qual passa Barcelona é exibida no filme “Biutiful” de 2010, do diretor mexicano Alejandro González Iñárritu, que conta a história do personagem Uxbal, que começa a questionar sua moralidade e emoções quando descobre ter uma doença terminal. Ele vive no submundo de Barcelona, envolvido com a exploração de imigrantes africanos e chineses, interpretado por Javier Bardem.


O destaque desse filme é a relação do personagem principal com os imigrantes ilegais em situação de semi-escravidão. Nas regiões pobres da cidade são reveladas, através das tramas cruzadas, as condições de trabalhadores em situação precária e sem nenhuma proteção social, como os primeiros resultados da crise de 2008. É visto também os impactos na cidade, marcada pelas benesses da modernização e pela pobreza, pela desorganização e insuficiência dos serviços públicos de proteção social, que também são elementos decorrentes da modernização econômica, em que as atividades do circuito superior e inferior da economia, complementares, influenciam diferentes formas de produção do espaço urbano.


Referências:


BIUTIFUL. Direção e produção Alejando Gonzalez Iñarritu. Barcelona, 2010. Disponível em http://filmescult.com.br/biutiful-2010/ Acesso em 5 set. 2016.


GONZALEZ, R. M. Ordenanza en Barcelona contra mendicidad y comercio informal. La Jornada, 26 jan. 2016. Disponível em http://www.jornada.unam.mx/2006/01/27/index.php?section=sociedad&article=050n2soc Acesso em 5 set. 2016.


SARASA, S; PORCEL, S; DELCLÓS, C. La pobreza se extiende por la Barcelona metropolitana. Catalunya Plural, 26 out. 2015. Disponível em http://www.eldiario.es/catalunya/opinions/pobreza-extiende-Barcelona-metropolitana_6_445215491.html Acesso em 5 set. 2016.



POSTS RECENTES
bottom of page