top of page

Cidade do México

A antiga Tenochtitlan, hoje Cidade do México, foi fundada pelos Astecas em 1325 e era a Capital de seu grande Império. Localizada próxima ao lago Texcoco (drenado no século XVII), teve grande parte destruída em 1524 com a invasão espanhola e foi totalmente remodelada aos padrões coloniais.


A cidade sofre com problemas de alagamentos devido sua localização justo em cima de um grande lago, a rápida urbanização precária e também sofre com elevada atividade sísmica.


Com, 1,485 km2, a Cidade do México, antes conhecida como Distrito Federal, se consolida como um dos centros financeiros e culturais mais importantes do continente Americano. Encontra­-se no Vale do México, a uma altitude de 2240 metros. Está administrativamente dividida em 16 demarcações territoriais e sua população é de cerca de 9 milhões de habitantes, embora alcance a marca de mais de 21 milhões, se for levada em conta toda a região metropolitana.


A Cidade do México, urbanizou­-se segundo o padrão comum às cidades de países em desenvolvimento. Trata­-se de um processo acelerado, mas com profundas desigualdades internas, sobretudo decorrentes da diferença de infraestrutura entre as regiões centrais e periféricas.

A acelerada urbanização do México no século vinte é resultado do rápido processo de industrialização ocorrido até a década de 1980. Este processo resultou de uma política estatal de substituição das importações iniciada na década de 1930 que transformou o padrão agroexportador vigente no país desde o século dezenove. Nesta época houve uma importante mobilização de força de trabalho do campo para as cidades, sobretudo para a Cidade do México. O Estado atuou como importante investidor em infraestrutura urbana e comunicação, sem a qual a rentabilidade do capital industrial não seria possível.


A partir de então, na capital do país, constituiu­-se o núcleo principal da economia mexicana e sua dinâmica econômica é a principal determinante do seu desenvolvimento demográfico e urbanístico. A cidade, portanto, deve ser considerada como uma unidade econômica que produz, distribui e consome mercadorias.


Antes da crise gerada pelo choque do petróleo, na década de 1970, a expansão econômica da Cidade do México estimulou o crescimento acelerados das cidades ao seu redor, que conformam um subsistema urbano altamente integrado. Além dos alagamentos, a cidade também sofre com problemas sérios de poluição, tendo números elevados de pessoas com doenças respiratórias.


Mapa das Regiões Metropolitanas do México:


(A região metropolitana “Vale de México” é onde se localiza a Cidade do México, de número 12 no mapa, em cor rosa, na região central do País.)


Imagem da Cidade do México (circulada em vermelho) retirada do Google Earth.

Bibliografia:

  • ­ http://www.inegi.gob.mx/est/contenidos/espanol/metodologias/otras/zonas_met.pdf (site do INGI ­ Instituto Nacional de Estatística, Geografia e Informática do México).

  • ­ Google Earth

  • ­ http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/06/150612_cidade_do_mexico_liberal_jf_r

m


POSTS RECENTES
bottom of page