top of page

Istambul: Pressupostos teóricos do urbano e das cidades

Istambul apresenta-se como a maior cidade da Turquia e a quarta maior do mundo. Possui uma população total de pouco mais de 12 milhões de pessoas, levando-se em conta toda sua região metropolitana. A Turquia está divida em 81 uma províncias, sendo Istambul a capital da província de mesmo nome e que por sua vez abarca 40 cidades. Geograficamente, Istambul possui características que conferiram à região um papel histórico central no desenvolvimento econômico europeu e asiático, pelo fato de sempre ser reconhecida como um grande rota comercial do mundo. Está situada no Noroeste da Turquia, na região de Mármara, e é a capital da província de Istambul. Está divida pelo Estreito do Bósforo, e está ligando o Mar Negro (à norte) ao o Mar de Mármara (ao sul), que por sua vez se une ao Mar Mediterrâneo. Istambul é também amplamente conhecida por fazer parte do continente Europeu e Asiático simultaneamente.



Uma das razões de Istambul ser uma das cidades mais icônicas do mundo é fato de esta apresentar uma cosmopolidade reconhecida mundialmente. Tal cosmopolidade possui raízes na própria formação territorial de Istambul. Pelo fato de sempre ter sido uma importante rota comercial, Istambul sempre foi uma cidade de caracteristicas comerciais, e que portanto, sempre teve sua população concentrada na cidade. Isto fez com que Istambul fosse, ao longo do tempo, uma área extremamente disputada por grandes elites comerciais do mundo. Foi a antiga capital de três Impérios sucessivos: Romano, Bizantino e Ottomano e a partir de 1923 passou a ser um país independente. Toda a sua trajetória histórica está ainda hoje refletida na geografia de Istambul, ou seja, sua divisão populacional assim como a influencias influências religiosas que estão marcadas na cidade de Istambul, sua pujança comercial e cultural e mais recentemente o fato de ser a capital financeira da Turquia faz de Istambul uma cidade única.


Imagem 2. Vista panorâmica de Istambul, 2012.


Atualmente, a Turquia passa por um momento politico turbulento após passar por eleições parlamentares em julho de 2015,onde o partido governista (AKP - Partido da Justiça e Desenvolvimento) recuperou a maioria das cadeiras parlamentares. Há ainda no final de 2015 o inicio de uma onda de violência após o fim do cessar-fogo entre o exercito turco e o PKK (o Partido dos Trabalhadores do Curdistão). Depois disso a Turquia sofreu o pior atentado de sua história, quando dois homens-bomba atacaram uma manifestação de esquerda pela paz e mataram mais de 100 pessoas. O governo disse que eles estariam ligados ao autoproclamado "Estado Islâmico".


Imagem 3. Onda de protestos atinge Istambul, Reuters, 2015.


Referências:

http://www.ibb.gov.tr/sites/ks/en-US/0-Exploring-The-City/History/Pages/BeforeConquest.aspx acesso em 16/09;


http://www.ibb.gov.tr/sites/ks/en-US/0-Exploring-The-City/Location/Pages/GeographicalandStrategicPosition.aspx acesso em 16/09;


http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151101_turquia_eleicoes_lk acesso em 16/09;


http://web.archive.org/web/20090516025618/http://english.istanbul.gov.tr/Default.aspx?pid=292 acesso em 16/09.


POSTS RECENTES
bottom of page