top of page

Porto Alegre: Região Metropolitana e Mancha Urbana

Porto Alegre se constituiu com a chegada dos açorianos no século XVII. A aglomeração recebeu grande fluxo de imigrantes alemães italianos, espanhóis, polonês, dando destaque aos dois primeiro no século XIX. O município possui a quinta maior concentração urbana do país e a primeira dentre os estados do sul, com mais de 1,4 milhão de habitantes. A Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) foi constituída em 1973, e, como já dito anteriormente, é a área com maior índice demográfico da Região Sul, de modo a concentrar 37% da população do Rio Grande do Sul em 34 municípios, a densidade demográfica da região é equivalente a 480,62 habitantes/km².


Foto de satélite da mancha urbana de Porto Alegre. Google Earth. Acesso em: 15/09/2016


O território referente à Região Metropolitana de Porto Alegre é divido em cinco Conselhos Regionais de Desenvolvimento: Metropolitano-Delta do Jacuí, Vale dos Sinos, Paranhana-Encosta da Serra, Centro-Sul e Vale do Caí. A RMPA, por gerar grande fluxo populacional, é considerada hoje um polo de imigração no estado, isto devido às facilidade de emprego em áreas de expansão econômica e aos preços mais baixos da terra. Mesmo assim, sua mancha urbana corresponde menos de 15% da área territorial da RMPA.


Em 2010 foi destacada pela ONU com a metrópole numero um em qualidade de vida no Brasil, também tendo ganho diversos prêmios e títulos que a destacam como uma das melhores capitais brasileiras em em função de possuir melhores oportunidades para trabalhar, viver, fazer negócios, estudar e pelas atividades de lazer oferecidas. A metrópole também se destaca por seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado como “muito alto” segundo o IBGE e por possui um dos 40 melhores modelos de gestão pública democrática pelo seu Orçamento Participativo.


Ocupação Urbana e eixos viários na Região Metropolitana de Porto Alegre. Paulo Roberto Rodrigues Soares. Disponível em: <http://docplayer.com.br/docs-images/25/6197754/images/13-0.png>. Acesso em: 16/09/2016.


Bibliografia:


SOARES, Paulo Roberto Rodrigues. Desconcentração e Complexidade Metropolitana: As Novas Centralidades na Região Metropolitana de Porto Alegre, Brasil. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE ESTUDIOS TERRITORIALES Y AMBIENTALES, 6, 2014, São Paulo. Anais... . São Paulo: Edusp, 2014. p. 1 - 18.


SOUZA, Célia F. de; MÜLLER, Dóris M. Porto Alegre e sua Evolução Urbana. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1997. SILVA, Margareth V. M. Processo de Inclusão de Municípios em Regiões Metropolitanas – A Experiência da Região Metropolitana de Porto Alegre. Dissertação de Mestrado, PROPUR, UFRGS. Porto Alegre: 2003.


POSTS RECENTES
bottom of page