top of page

Sistema de transporte na cidade de La Paz

Considerando o transporte um sistema de objetos que faz parte do conjunto de estrutura material da cidade mostra o quanto este sistema é importante para a cidade e o urbano. No que se refere a mobilidade urbana, o sistema de transporte no sentido em que coloca SANTOS (2004) é um elementos que nos permite compreender parte da história da cidade.


O sistema de transporte em La Paz é feito de forma informal, pois não existem grandes empresas de transporte público. São utilizados como transportes coletivos e públicos: lotações, que são as conhecidas “peruas” da Kia, as “Vans” e as jardineiras, além do caminhão. É comum vê-los lotados com pequenas plaquetas indicando qual é seu destino, como podemos notar na imagem abaixo.


Imagem 1. Vans e microônibus utilizados como um dos principais meios de transporte da cidade de La Paz. extraída do site http://radiofides.com


Existem carros coreanos e japoneses, porém este último são carros usados. Os carros usados japoneses são vendidos no mundo, devido a uma lei japonesa que proíbe licenciar carros velhos, sendo assim, a Bolívia é uma de suas compradoras. Dentre os modelos japoneses que são comprados pela Bolívia os que se destacam são as “Vans”, o utilitário “Corolla” mais usado como Táxi e as caminhonetes “Hilux”, que é utilizada na zona rural para transportar animais e produtos agrícolas.

Em La Paz os Táxis são uma forma de transporte muito importante e o preço é sempre negociado com o motorista. Muitos, para terem sempre passageiros acabam transformando-se em táxis coletivos.





O vídeo conta brevemente um pouco da história da cidade de La Paz por meio da evolução dos meios de transporte utilizado na cidade ao longo do tempo até o ano de 2014, quando foi inaugurado em La Paz um importante sistema de transporte público via teleférico, sendo considerado o mais moderno e massivo sistema de transporte urbano do mundo composto por 443 cabines em três linhas: 109 Vermelho, 166 Amarelo e 168 Verde. A previsão é de que o novo sistema irá operar durante 17 horas por dia e pode mover 18.000 pessoas por hora, de acordo com o plano oficial. O preço da excursão por pessoa foi fixado em 3 bolivianos, cerca de 43 centavos.



Referências



RADIO FIDES Periódico digital del grupo fides de Bolivia. http://radiofides.com/es/2016/01/01/2016-los-desafios/> Acessado em 22 de set. 2016.


SANTOS, Milton. Técnica Espaço Tempo. Globalização e meio técnico-científico e informacional. São Paulo, Hucitec, 2004.


SILVA, P. A. H. da. Reflexões sobre a geografia urbana de La Paz - Bolívia. In: Anais do Encontro de Geógrafos da América Latina, X. 2005. São Paulo. Anais. 20 a 26 de março de 2005. Universidade de São Paulo. p. 14823 - 14841.


XINHUA. La Paz inaugura importante sistema de transporte público vía teleférico Disponível em: <://www.a mericaeconomia.com/negocios-industrias/la-paz-inaugura-importante-sistema-de-transporte-publico-teleferico> acesso em 21 set 2016.


POSTS RECENTES
bottom of page