Espaço-Tempo: O desenvolvimento de Frankfurt para uma metrópole
Sendo um centro econômico e financeiro internacionalmente importante, a cidade de Frankfurt pode ser considerada como uma global city. (Töpfer 2013: 165) A centralidade da cidade cresceu nos anos 80, 90 quando Frankfurt virou uma metrópole importante na Europa inteira. Não só a cidade, mas a região toda é envolvida nos processos desse centro econômico e financeiro. Isso significa que a metrópole está em constante transformação que se reflete também na mudança do espaço.
Aeroporto de Frankfurt
Fonte: Johannes Eisele/21.04.2010/Reuters
Começando no século vinte, a cidade de Frankfurt se converteu numa das mais importantes regiões das indústrias químicas, eletrotécnica e mais tarde a engenharia mecânica e a indústria automóvel na Alemanha. Por conta da desindustrialização e a crise no setor industrial as empresas foram transferidas à periferia da cidade a partir de 1950 que causou uma mudança importante na estrutura da cidade inteira. Em consequência da seguinte terceirização da economia alemã ao começo do século vinte e um, mais de 83% dos funcionários trabalharam no setor de serviços, aconselhamento jurídico, de empresas, de finanças e no marketing (Schamp 2001: 171). A partir dos anos 90 Frankfurt se converteu um centro financeiro e inovador. Frankfurt é o segundo mais importante centro de finanças na Europa e a partir dos anos 80 mais de 70% dos bancos estrangeiros na Alemanha têm a sua localização em Frankfurt (Schamp 2001: 174).
Terminal de trens
Fonte: DPA
Hoje em dia, Frankfurt é um gateway para os mercados europeus e ocupa posição central na distribuição das informações do mercado global. Por causa disso varias instituições de eventos comerciais, exposições e congressos se estabeleceram lá. Enquanto as funções de organização e controle se concentram na cidade, as funções de armazenagem e transporte foram transferidas para a periferia. Essa importância no mercado global, nas finanças e nas inovações causou mudanças na infraestrutura da cidade que deixou a cidade ainda mais importante economicamente. O aeroporto e a telecomunicação são meios importantes para garantir o funcionamento da cidade como entroncamento. O desenvolvimento da cidade de Frankfurt considerando as mudanças nos setores, o estabelecimento de varias empresas, mudanças na infraestrutura e a importância no mercado e nas finanças mostra que transformações na sociedade se refletem no espaço urbano e rural da região do Rhein-Main. Segundo Milton Santos é esse conjunto de espaço-tempo que caracteriza a cidade.
Bibliografia
Santos, M. (2004): Técnica, Espaco, Tempo. Globalizacao e Meio Técnico-científicoinformacional. Cap. 6 A forma e o tempo: A história da Cidade e do Urbano. Sao Paulo. Hucitec: 65-68.
Schamp, E. (2001): Der Aufstieg von Frankfurt/Rhein-Main zur europäischen Metropolregion. URL: http://www.geogr-helv.net/56/169/2001/gh-56-169-2001.pdf. Acesso 21.09.15
Stadtplanungsamt Frankfurt am Main (2016): Stadtentwicklung. URL: http:// www.stadtplanungsamt-frankfurt.de/stadtentwicklung_5626.html. Acesso 23.09.15
Töpfer, T. (2013): Sao Paulo: Big, Bigger, Global? The Development of a Megacity in the Global South. In: Exenberger, A.; P. Strobl; G. Bischof; J. Mokhiber (eds.): Globalization and the City. Two Connected Phenomena in Past and Present. University of Innsbruck: 163-179.