top of page

Santiago: formas e tempos


Imagem 1 – Foto-montagem – Rieles en la Alameda frente a la Biblioteca Nacional


Criado em 2012 pelo fotógrafo Fabian Galleguillos, o projeto Chile Nostálgico apresenta interessantes foto-montagem de lugares marcantes no cotidiano chileno, sobretudo da capital Santiago. Nessa comparação entre as formas da cidade, observa-se uma viagem pelo tempo em um mosaico de paisagens, objetos, as pessoas e a vivência dos santiaguinos. Com a preocupação de resgatar uma memória patrimonial, busca-se manter uma história da cidade, apreendendo a vida de uma urbanidade pretérita e resgatando uma identidade para os habitantes de hoje.


Para além de uma compreensão das formas empíricas, esse projeto procura entender as diferentes funcionalidades de alguns espaços da cidade nesses diferentes períodos. Cinemas que viraram hotéis, praças que foram demolidas para a passagem de vias, os trilhos do bonde que deram lugar para a avenida são exemplos desse contraste presente no olhar de uma Santiago de múltiplas temporalidades.


Exemplos de foto-montagem


Imagem 2 – Foto-montagem – Manifestación en el frontis de la Biblioteca Nacional


Uma das primeiras instituições republicanas do país, a Biblioteca Nacional, fundada em 1813 é o principal centro bibliográfico do país. A localização da Biblioteca já passou por cinco endereços diferentes, sendo em 1925 a mudança para o atual prédio que a abriga, instituindo, também neste ano, o Arquivo Nacional como instituição independente.


Apesar de não se estabelecer propriamente no centro histórico da cidade, a Biblioteca se localiza na Avenida Alameda Bernardo O’Higgins, principal artéria da cidade, onde se concentram importantes edifícios públicos: Universidad de Chile e a Católica, a sede do governo, diversos ministérios e o Banco do Estado. Por conta disso acaba se inserindo numa rota muito utilizada por grandes manifestações. Na imagem de 1988 pode-se notar uma manifestação contra a ditadura chilena e na imagem seguinte uma manifestação de 2013 pela educação pública e gratuita.


Imagem 3 – Manifestação em 2013 pela educação pública e gratuita


Imagem 4 – Foto-montagem – Construcción Torre Entel


A construção começou em 1970 e foi inaugurada em 1974. Torre Entel é o nome de uma emissora de TV, sendo o elemento mais destacado do Centro Nacional de telecomunicações e o núcleo vital de todos os sistemas de telecomunicações de distância do Chile. Se localiza na Região Metropolitana, Esquina Libertador Bernardo O’Higgins e Amanutegui, posição estratégica para fazer as conexões com as redes de telefone da cidade. Por muitos anos foi o prédio mais alto da capital, hoje é um símbolo de Santiago e ícone urbano, parte da história e identidade dos chilenos, sendo visita obrigatória dos turistas – abriga uma plataforma para visitantes.


Figura 5 – Comparação Torre Entel da década de 70 e a atual


Referências:


CHILE NOSTÁLGICO – Pasado y presente em uma fotografia. Disponível em: http://chilenostalgico.cl/. Acesso em 23 set. 2016


DROGUETT, Roberto Fernández. Espacio público y manifestaciones políticas em Santiago de Chile: el regresso del ciudadano?. In: URBS, v.3. nº2, 2013. Disponível em: http://www2.ual.es/urbs/index.php/urbs/article/viewFile/fernandez_droguett/130. Acesso em 23 set. 2016


MEMÓRIA CHILENA – La biblioteca nacional del Chile (1813-). Disponível em: http://www.memoriachilena.cl/602/w3-article-674.html. Acesso em 23 set. 2016


POSTS RECENTES
bottom of page