top of page

Há pouco mais de 13 anos era extinta a Bolsa de Valores do Extremo Sul


No início do ano de 2003 era extinta a Bolsa de Valores do Extremo Sul (BVES), com sede em Porto Alegre. Criada em 1930, como parte da conformação de bolsas de valores regionais em diversas capitais do Brasil, a BVES foi um marco importante para a consolidação da região Sul, em especial o estado do Rio Grande do Sul, como uma região de importância significativa para o desenvolvimento capitalista do país.


Em 2002, o processo de extinção da bolsa não foi tranquilo. Dos 12 conselheiros da bolsa, três votaram contra sua extinção (Solidus, Banrisul, e Geral). Além disso, no mercado gaúcho, havia investidores que defendiam a venda da bolsa à Bovespa, em lugar da dissolução, como aconteceu. Entretanto, a bolsa, que já atuava somente nos estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina nos seus últimos anos de operação, se tornou um escritório regional da Bovespa.


A dissolução da BVES e consequente transformação numa estrutura regional da Bovespa foi parte de um movimento nacional no início dos anos 2000 de consolidação da bolsa de São Paulo como a Bolsa do Brasil. Desde 2000, um acordo entre a Bovespa e as bolsas regionais já impedia a realização de pregões nessas bolsas, centralizando a operação financeira na maior cidade do país. Desta maneira, após 72 anos de existência, o encerramento das operações da BVES representa um novo momento para a economia financeirizada brasileira, acentuando e consolidando o padrão da moeda digital e do dinheiro em seu "estado puro" como forma de regulação econômica.


Bibliografia:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u57714.shtml

http://economia.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/bolsa-de-valores6/bolsa-de-valores-18.jpg (imagem)


POSTS RECENTES
bottom of page