FRANKFURT
Frankfurt am Main se estabeleceu apos o pós Guerra como segunda principal cidade da economia europeia. A cidade e a sede do Frankfurt Stock Exchange a quarta maior bolsa de valores do mundo e também possui a sede do Banco central da EU (European Central Bank) e do banco federal alemão (Deutsche Bundesbank).
Imagem 1: European Central Bank em Frankfurt.
Mesmo após a grande destruição da cidade na II guerra mundial a cidade possuía uma centralidade espacial que permitiu que concentrasse serviços de transporte e se tornou importante ponto financeiro concentrando assim grande quantidades de serviços monetários sendo categorizada como centro financeiro (financial center).
A aglomeração financeira segundo Daniel Felsenstein¹ foi importante para atrair outras companhias financeiras e da mídia, além deste fator houve a saída do capital de Berlim que se tornou capital política cedendo espaço para que as novas instituições financeiras se aglomerassem em Frankfurt após a criação da zona do euro.
Imagem 2: Deutsche Bank em Frankfurt
Frankfurt de destaca das grandes cidades Alemãs pelo grau de financeirização, a cidade não chegou a se destacar como cidade de implementação dos modelos de produção fordista, porém historicamente a cidade centralizou bancos, enquanto Düsseldorf e Wolfsburg se especializaram na indústria automobilística e de energia. Os programas sociais do pós-guerra tiveram importância para a retomada do crescimento econômico alemão que favoreceu a concentração de capitais e importância política do Estado.
A Alemanha pertence a um pequeno grupo de países na DIT que possui produtividade do trabalho alta e um aparelho produtivo especializado na área de construção de máquinas e de equipamentos, se colocando assim numa posição dominante internacionalmente. A centralidade não se dá somente na produção de máquinas, mas também na indústria química. Sem dúvida o desenvolvimento das corporações alemãs sob o modelo fordista foi importante para o terciário comercial e financeiro do setor privado de Frankfurt. Atualmente Frankfurt almeja assegurar o lugar de Londres pós Brexit de principal centro financeiro europeu.
Referências
HOLTFRERICH, Carl-Ludwig. Frankfurt as a Financial Center. 1999
LIPIETZ, Alain; LEBORGNE, Danièle. O pós fordismo e seu espaço. Espaço & Debates. Revista de estudos regionais e urbanos, ano VIII, 1988, pp. 12-29