top of page

Terciarização de Frankfurt - exemplo dos serviços prestados às empresas

O processo da terciarização e o aumento do emprego no setor de serviços implica uma mudança significativa entre os diferentes setores econômicos assim como na sociedade. A redução e o deslocamento das indústrias à borda da cidade de Frankfurt a partir dos anos 1950, assim como a crescente importância da cidade como centro de comércio e feiras, provocou e consolidou esse processo da terciarização em Frankfurt (Schamp 2001). Como primeira “cidade das feiras” europeia, a cidade Frankfurt atualmente continua sendo a mais importante na Europa neste setor, com mais que 50 feiras. As relações comerciais intensivas resultaram num engajamento forte de empresas estrangeiras nesta dinâmica, o que explica o fato de que hoje 25% dos investimentos estrangeiros diretos à Alemanha vão para Frankfurt (Terra Geographie Oberstufe 2011).


Frankfurt é um centro financeiro com mais de 300 bancos nacionais e internacionais, com o maior nó da autoestrada e a maior estação de trem na Alemanha (Terra Geographie Oberstufe 2011). Hoje em dia, mais de 80% dos empregados trabalham no terceiro setor, tornando Frankfurt o maior centro do setor de serviços da Alemanha. Dentro do setor de serviços, o financiamento, a locação e os serviços prestados às empresas são os mais importantes, correspondendo a 38,4% (Frankfurter Statistik aktuell 2008). Novos projetos de organização como “Lean Production” intensificavam a externalisação de serviços e se integram na divisão mundial do trabalho (Kulke 1998).


Um exemplo da terciarização da cidade são os serviços prestados às empresas que são um dos setores mais importantes na economia de Frankfurt. O conhecimento estratégico, tecnológico e organizacional se tornou tão fundamental no trabalho das empresas que hoje em dia existe uma concorrência entre elas. Os divulgadores desse conhecimento são consultores que distribuem conhecimento e métodos da administração empresarial. Dum ponto de vista geográfico, o conhecimento se torna cada vez mais global, mas ao mesmo tempo existe uma concentração local dos consultores nas metrópoles. Como esse mercado cresceu muito nos últimos 15 anos ocorreu uma internacionalização não só das empresas grandes que oferecem esses serviços, mas também das empresas medias e pequenas. Na Alemanha essa internacionalização acontece junto com uma concentração nas aglomerações como Hamburgo, Rhein-Ruhr, Rhein-Main, Rhein-Neckar, München, Berlin que viram centros de comanda da economia mundial.


Como várias multinacionais se concentram em Frankfurt a cidade tem uma centralidade e conexão alta com outras cidades. As empresas de serviços tendem a instalar-se na metrópole para poder beneficiar dessa centralidade, da conexão internacional, de um fluxo de informações maior (spillover) e de forca de trabalho mais especializada e qualificada.


Imagem 1. [endif]Glückler, J. (2004): Geographien der Vernetzung und Skalen der Globalisierung - Das Beispiel der Unternehmensberatung in Frankfurt. Em: Petermanns Geographische Mitteilungen, número 148, 4, p. 30.


Imagem 2. Glückler, J. (2004): Geographien der Vernetzung und Skalen der Globalisierung - Das Beispiel der Unternehmensberatung in Frankfurt. Em: Petermanns Geographische Mitteilungen, número 148, 4, p. 33.

Tradução:

Unternehmen = empresas

Siedlungsfläche = área de moradia

Landesgrenze = fronteira do estado

Kreisgrenze = fronteira dos municípios


Referências


Frankfurter Statistik aktuell (2008): Frankfurt am Main in der Metropolregion Frankfurt/Rhein-Main: Wirtschaftskraft und Wirtschaftsstruktur 2006, número 26.


Glückler, J. (2004): Geographien der Vernetzung und Skalen der Globalisierung - Das Beispiel der Unternehmensberatung in Frankfurt. Em: Petermanns Geographische Mitteilungen, número 148, 4.


Kulke, E., Nuhn H., Jurcek, P. (1998): Dienstleistungen. Em: Elmar Kulke (Hrsg.): Wirtschaftsgeographie Deutschlands. Gotha: Perthes.


Schamp, E. (2001): Der Aufstieg von Frankfurt/Rhein-Main zur europäischen Metropolregion. URL: http://www.geogr-helv.net/56/169/2001/gh-56-169-2001.pdf. p.170 Acesso: 21.09.15.


Terra Geographie Oberstufe (2011): Edição Rheinland-Pfalz, Gymnasium und Gesamtschule, Schülerbuch, Oberstufe.


POSTS RECENTES
bottom of page