top of page

Disparidades espaciais de uma Cidade do México global e local – parte 1

A Cidade do México, capital do México, tem dezesseis divisões territoriais conhecidas como delegaciones¹. Entre esses lugares ocorrem grandes diferenças, sendo que certas localidades são mais desenvolvidas e estruturadas que outras, o que cria uma grande desigualdade espacial.

De acordo com Ventura, dados da CONEVAL (Consejo Nacional de Evaluación de la Política de Desarrollo Social) indicam que a Cidade do México tem quatro das dez delegaciones do país com menor “Regazo Social” (carência): Benito Juárez, Miguel Hidalgo, Coyoacán e Azcapotzalco. Apesar disso, a cidade capital também concentra dois dos municípios com maior número de pessoas em situação de pobreza: Iztapalapa e Gustavo A. Madero. O índice de “regazo” leva em consideração a saúde, educação, serviços básicos e estrutura da moradia.


Esse contraste pode ser melhor evidenciado por meio das Colônias (bairros) de Polanco e Lomas de Chapultepec, em Miguel Hidalgo. Estas localidades são áreas centrais da cidade que concentram diversos tipos de infraestrutura (parques, o Bosque de Chapultepec, museus, comércio, hospitais, universidades) e uso urbano (residencial, comercial, empresarial). Nestes locais são comercializados os metros quadrados mais caros da cidade. As duas delegaciones formam um novo centro financeiro na cidade, deslocado do centro antigo, mais especificamente do Zócalo, como é conhecida a Praça da Constituição.


Vista aérea de Polanco, Cidade do México. Foto: Reprodução


Em Polanco estão as sedes e os escritórios mexicanos de empresas nacionais, multinacionais e transnacionais, como: Du Pont, Siemens, Pemex (Petróleos Mexicanos). Como indica Ventura, em leitura do jornal Metro, “es justo decir que la mayor concentración de riqueza, no sólo de la ciudad sino del país, teje sus hilos desde sus oficinas y residencias en Miguel Hidalgo. En números, la delegación tiene una población de aproximadamente 600.000 habitantes, de los cuales el 5% controla prácticamente la riqueza, el poder y las decisiones de nuestro México”.


A mais importante avenida do México, Paseo de la Reforma, com 12 km de extensão, também passa por Polanco. Lá se encontra diversas embaixadas como as da França, Alemanha, Espanha, conta com escritórios de importantes empresas e os hotéis, restaurantes, lojas e shoppings mais exclusivos da cidade.


Paseo de La Reforma. Ventura (2015)


A avenida avança para a Colonia de Lomas de Chapultepec, a zona residencial mais rica da cidade, com mansões e escritórios de empresas mundiais, como a Petrobras. A Bolsa Mexicana de Valores também fica em Paseo de la Reforma, mas na delegación de Cuauhtémoc.


Apesar da cidade ter estes locais ricos e poderosos, as delegaciones de Iztapalapa e Gustavo A. Madero apresentam o maior número de pobres e de população de todo o país. Segundo o Inegi (Instituto Nacional de Estadística y Geografía), em 2010 Iztapalapa tinha 1.815.786 milhões de habitantes e Gustavo A. Madero 1.185.772 milhões de habitantes, o que as tornam a primeira e segunda localidades com maior número de pessoa no México.


O “Informe Anual Sobre La Situación de Pobreza y Rezago Social”, indica que em Iztapalapa, em 2010, 727,128 indivíduos (37.4% do total de da população) se encontravam em situação de pobreza. Outros 33.3% estavam vulneráveis por carências sociais. Os números comprovam que esta é um dos locais mais carentes não só do México Distrito, como de toda a nação.


*(O texto compreende uma segunda parte a ser divulgada como “parte 2” com o mesmo título)


Iztapalapa. Foto: Reprodução



Referências:

VENTURA, Juan Pérez Ventura. “Contrastes socioespaciales en Ciudad de México, un paseo por la doble realidade”, 2015. Artigo acessado em: http://elordenmundial.com/2015/08/contrastes-ciudad-mexico/


“¿Gobernar para ricos o gobernar para todos?”, 2015. Jornal Metro. Acessado em: http://www.publimetro.com.mx/noticias/gobernar-para-ricos-o-gobernar-para-todos/mocm!uKZZcDmrz5bjg/


Informe Anual Sobre La Situación de Pobreza y Rezago Social. Iztapalapa, Distrito Federal 2012. Acessado em: http://www.gob.mx/cms/uploads/attachment/file/32197/Distrito_Federal_007.pdf


Notas

¹ Delegaciones – Divisões territoriais da Cidade do México (Distrito Federal) que compõem órgãos políticos/administrativos para o governo da Cidade. São 16 as divisões do distrito federal.




POSTS RECENTES
bottom of page