O trânsito em Assunção
Fonte:http://www.aia.com.py/2901-problematica-del-transito-de-asuncion-y-propuestas-de-soluciones
A circulação na cidade de Assunção tem piorado nos últimos anos. O mercado automotivo cresceu. Segundo informações da Revista local AIA, o número de carros registrados de 2010 para 2016 passou de 650.000 para 1.670.000. Porém, como de praxe em cidades latino americanas, a velocidade dos investimentos em produção e consumo não foram acompanhados pelo desenvolvimento em infraestrutura urbana e políticas sociais.
É interessante destacar também que além do número elevado de veículos registrados na cidade, sua população triplica durante a jornada diurna de trabalho, chegando a aproximadamente 1.500.000 pessoas. Trabalhadores que vem de cidades conurbadas como San Lorenzo, Lambaré, Fernando de la Mora e Capiatá, entre outras, acentuam o congestionamento “capitalino” principalmente nos horários de pico. As más condições do transporte público e a fragilidade do serviço tanto quantitativamente, como qualitativamente contribuem ainda mais para os problemas recorrentes do trânsito local.
Analisando a movimentação diária de cidadãos entre as cidades vizinhas de Assunção e a capital, é possível abordarmos o constante rearranjo das estações de produção, assim como o contínuo reposicionamento dos componentes da economia. O modo de produção que não é mais apoiado apenas no consumo, mas também na circulação, tem a possibilidade de ampliar o trânsito (agora no sentido de movimentação constante) de mercadorias e pessoas. A continuidade entre as cidades circunvizinhas e Assunção e a nova estruturação urbana alimentam esse processo.
O plano de metas da municipalidade de Assunção busca algumas alternativas para os problemas atuais. Ainda que não tenha um detalhamento sobre como serão feitas as mudanças, previsões temporais e custos de projeto, no documento retirado do site da municipalidade de Assunção, são elencados dentro da área estratégica: A cidade, seu ambiente e seu território, alguns objetivos estratégicos relacionados a área de mobilidade e transporte. Dentre eles: garantir segurança e fluidez veicular e dos pedestres, fomentando a educação nas vias; impulsionar a implementação de sistemas de transportes plurimodais sustentáveis; oferecer um serviço de qualidade no terminal de ônibus de assunção (TOA) com um sistema de operações e controle eficientes que optimizem o fluxo veicular e de pessoas em um ambiente comodo, amigável, seguro e limpo.
Referências
Site da municipalidade de Assunção
Acessado em: 27/10/2016, às 19:00
http://www.asuncion.gov.py/
Site da revista AIA
Acessado em: 27/10/2016, às 19:50
http://www.aia.com.py/2901-problematica-del-transito-de-asuncion-y-propuestas-de-soluciones
SPÓSITO, Maria Encarnação Beltrão. Novas formas de produção do espaço urbano no Estado de São Paulo. Em Brasil – Estudos sobre dispersão urbana. São Paulo, FAU-USP, 2007.