top of page

A lenda de Tenochtitlan e os problemas de seu sítio urbano

Fundada em 1325 pelos astecas, a cidade de Tenochtitlan foi o berço de seu Império, construída em cima de uma ilha no meio do lago Texcoco, onde uma antiga lenda mexica dizia que eles deveriam se estabelecer onde avistasse uma águia devorando uma cobra em cima de um cactos, atual símbolo da bandeira mexicana.


Sua ocupação só foi possível pelo processo de confecção de “chinampas” (jardins artificiais feitos sob a água) e diques, onde permitiram o ressecamento do lago em volta da ilha e a possibilidade de expansão do urbano.


Com a conquista de Tenichtitlan pelos espanhóis e por outras cidades próximas que não aceitavam a dominação Asteca, como Chalcayotl e Tlacopan, em 13 de Agosto de 1521, o processo de expansão e soterramento do rio se ampliou, tendo em 1980 seu ápice, com os intensos fenômenos de industrialização e ampliação da urbanização da cidade.


A Cidade do México apresenta um solo semi-argiloso, que, segundo o geógrafo Erik Adrián Diez de Bonilla Santiago, “se contrai quando a água é retirada.” onde em conjunto com a urbanização acelerada e falta de planejamento, uma população elevada (cerca de 20 milhões de pessoas na região metropolitana) causa problemas ambientais muito graves, que estão se multiplicando cada vez mais, como a rachaduras, afundamentos e desmoronamentos de casas e prédios na capital mexicana.


Atualmente a área mais afetada é a região leste da capital, como os bairros de Iztapalapa, Iztacalco e Venustiano Carranza, que tem uma média de rebaixamento de 40 centímetro por ano.


Políticas públicas vem sendo tomadas para mitigar tais problemas, como a injeção de água a fim de manter o solo úmido, a conscientização de pessoas para conter os gastos com água e a proibição de construção de novos edifícios em áreas de maior sensibilidade, mas só isso não basta, pois além dessas medidas não estarem sendo cumpridas devidamente, falta pesquisa, para localizar as áreas mais suscetíveis a afundamentos e criação de mecanismos para melhorar a fiscalização.


Chinampa Asteca (retirado de http://www.americas-fr.com/es/civilizaciones/aztecas.html)



Pintura do que seria Tenochtilan antes da conquista espanhola (retirada de http://www.latinamericanstudies.org/tenochtitlan.htm)


Vídeo didático e lúdico sobre a lenda da fundação de Tinochtitlan:



BIBLIOGRAFIA:


AMERICAS-FR. http://www.americas-fr.com/es/civilizaciones/aztecas.html acessado em 04/11/2016 às 22:45.


ARQUEOLOGIA MEXICANA. http://arqueologiamexicana.mx/mexico-antiguo/el-mito-de-la-fundacion-de-mexico-tenochtitlan acessado em 04/11/2016 às 23:10.


FOLHA. Áreas subterrâneas da Cidade do México revelam séculos de história em http://www1.folha.uol.com.br/turismo/2016/03/1745452-areas-subterraneas-da-cidade-do-mexico-revelam-seculos-de-historia.shtml acessado em 04/11/2016 às 23:02.


O GLOBO. “Cidade do México afunda sete centímetros por ano” em http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/cidade-do-mexico-afunda-sete-centimetros-por-ano-6715427 acessado em 04/11/2016 as 22:32.













POSTS RECENTES
bottom of page