top of page

Fundação da cidade de Frankfurt

A cidade Frankfurt viveu várias influências de povos diferentes ao longo da história. O nome da cidade significa ‘vau’, que é o trecho de um rio com profundidade suficientemente rasa para poder passar a pé ou com um veículo e por isso indica a importância do rio Meno desde a fundação da cidade. O nome da cidade foi mencionado pela primeira vez no ano 794 d.C. num documento do rei Carlos Magno como "Franconofurd". Os primeiros indícios históricos de aglomeração permanente na região da cidade de Frankfurt eram dos celtas entre o ano 450 a.C. até o nascimento de Cristo (Frankfurt de 2016).


A partir do ano 70 d.C a região do Reno-Meno virou parte do Sácro Império Romano e Frankfurt lugar importante por sua localização no Limes, a fronteira dos romanos do norte (Frankfurt.de 2016).

Depois da expulsão dos romanos pelos germânicos no século 300 dC a cidade virou capital da província Germânia até 500 d.C. A partir desse século os francos expandiram o seu império na região do Reno-Meno baixo do rei Carlos Magno e a cidade Frankfurt virou temporalmente a capital do reino franco. Os francos controlaram o vau no rio Meno e Frankfurt aumentou a sua importância como ponto neurálgico do tráfico comercial entre o Mar Mediterrâneo e o Mar do Norte. Nessa época uma igreja de pedra foi construída pelo rei Carlos Magno no mesmo lugar onde fica a catedral da cidade de hoje.

Imagem 1

Uma aglomeração intensiva na cidade começou com a expulsão dos francos pelos carolíngios no ano 900 d.C. quando também a igreja foi ampliada. Os nomes dos bairros na cidade recente que terminam com ‘heim’ lembram das antigas vilas ao redor da cidade. Nos séculos seguintes, Frankfurt tornou-se um lugar central da política do reino, o que mostra a maior importância do poder secular em comparação com o poder do clero (Pro Altstadt 2016). Surgindo do comércio crescente, Frankfurt virou cidade com mais que 10.000 habitantes e começou a ser cidade da coroação de vários reis alemães a partir do século 12.


Junto com o crescimento da cidade ocorreu uma diferenciação social baseada nas profissões novas dessa época, como o artesanato comercial que causou a existência de mais de 60 profissões na cidade. Os privilégios e direitos da cidade da Idade Média facilitaram o crescimento do comércio ainda mais. O rei Frederico II implementou a primeira feira em 1240 e alavancou o desenvolvimento de Frankfurt como cidade das feiras (Pro Altstadt 2016). Através dos processos históricos é possível entender a cidade de hoje, sua função como cidade das feiras e a importância do comércio para o seu desenvolvimento (Pro Altstadt 2016).

Imagem 2

Imagem 3

Referências

Frankfurt.de (2016): Vorgeschichte und frühes Mittelalter Online https://www.frankfurt.de/sixcms/detail.php?id=3949&_ffmpar%5B_id_inhalt%5D=59657 acessado 03.11.16

Pro Altstadt e.V. (2016): Zur Geschichte der Frankfurter Altstadt

Online http://www.pro-altstadt-frankfurt.de/index.php/geschichte acessado 03.11.16

Imagens

[if !supportLists]1.https://de.wikipedia.org/wiki/Geschichte_von_Frankfurt_am_Main#/media/File:Mk_Frankfurt_Merian_Stadtansicht.jpg

[if !supportLists]2. https://de.wikipedia.org/wiki/Geschichte_von_Frankfurt_am_Main#/media/File:Frankfurt_Am_Main-Johann_Baptist_Homann-Abbildung_der_keyserlichen_Freyen_Reichs_Wahl_und_Handelsstatt_Franckfurt_am_Mayn_mit_ihrem_Gebiet.jpg

[if !supportLists]3. http://www.onomastik.com/on_geschichte_frankfurt_main.php

POSTS RECENTES
bottom of page