top of page

O recente processo de urbanização em Johanesburgo


Vista aérea de Johanesburgo (delcampe.net)



Cidade considerada o principal núcleo urbano, industrial, comercial e cultural da África do Sul, Johanesburgo, assim como a maioria das cidades do país, começou seu processo de urbanização tardiamente, na década de 1950. Não podemos esquecer que é também nessa década que, lentamente, a África no geral começa a se libertar do jugo de seus colonizadores. No caso da África do Sul, dos Britânicos.


Johanesburgo foi fundada em 1886 por seus colonizadores, que a tinham como colônia de exploração de suas abundantes reservas de ouro e diamantes. Apesar de tardia, a urbanização de Johanesburgo tem sido bem acelerada. Essa urbanização porém não tem sido acompanhada pela infra-estrutura necessária para a continuidade desse processo.


Apesar de terem alcançado oficialmente sua soberania, a África pós-colonial continua tendo seus rumos conduzidos por forças externas, o que dificulta qualquer tentativa mais ampla de urbanização. Ainda assim, as mudanças que já estão ocorrendo tem contribuído beneficamente tanto para as zonas rurais quanto para as urbanas. Como a maioria das cidades africanas, Johanesburgo esta crescendo rapidamente, mas a densidade demográfica não tem acompanhado esse crescimento, haja vista que a maioria da população se encontra nas periferias, o que os coloca em desvantagem quando se trata de infra-estrutura, já que o custo de expansão dessas redes é sensível à densidade populacional.


Em 2002 foi criada a União Africana, tendo como vertente econômica a Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD), que privilegia projetos de cooperação internacional com o intuito de fomentar o desenvolvimento do continente. Esses projetos colaboram para que o desenvolvimento, apesar de todos os obstáculos do caminho, continue ocorrendo a passos largos.



Referências


ABREU, Maurício de Almeida. Pensando a cidade no Brasil do passado. Em CASTRO, I.E.; GOMES, P.C.C. e CORRÊA, R. L. (Orgs.) Questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1996.


AJAYI, J. F. A. História Geral da África VI – África do século XIX à década de 1880.


BOAHEN, A. A. História Geral da África VII – África sobre dominação colonial , 1880-1935.


MAZRUI, Ali A. & WONDJI, C. História Geral da África VIII - África desde 1935.



POSTS RECENTES
bottom of page