top of page

O Porto de Porto Alegre


A construção do porto iniciou- se em 1911, em meio a iniciativa do governo do Rio Grande do Sul, por Porto Alegre revelar- se como um ponto estratégico para a integração das comunicações entre o norte e sul do estado. O projeto fazia parte do sistema de transportes “Plano de Viação do Estado” e detinha forte influência europeia, modelos em que tais engenharias e urbanismo começaram a serem difundidos para o resto do mundo. Foi resultado de uma política desenvolvimentista, pautada no progresso técnico gerado pela Revolução Industrial e expansão capitalista do final do século XIX.

Também, o porto desempenharia uma função econômica para os transportes, mas além disso, a construção de um cais seria uma maneira, naquela época, para amenizar a desorganização e insalubridade da tal área. O modelo sanitarista previsto fazia jus à ordenação espacial das atividades humanas do local. Assim, os aterros realizados ampliariam a área da cidade e assim teria uma reestruturação da organização espacial e funções urbanas, que corresponderiam ao urbanismo moderno do século XIX. Tanto que, o modelo de inspiração utilizado foi o modelo francês, notado no traçado das praças, ruas e avenidas.

Em 1919, graças à grande demanda, começou a operar comercialmente, com o objetivo de que a capital pudesse competir em melhores condições com o comércio externo. Nesse período, a administração do porto era de responsabilidade da Secretaria da Fazenda do governo estadual. Somente em 1934, através de um decreto, que foi autorizado a exploração do porto por 60 anos.

A abertura do porto viria com vantagens à cidade, como a diminuição dos fretes marítimo e fluvial. Com o fim da concessão, já nos anos 90, foi realizado um convênio de delegação entre o Ministério dos Transportes e o estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, é administrado pela Superintendência de Portos e Hidrovias do Rio Grande do Sul (SPH).

Fonte:

Porto de Porto Alegre. Disponível em:

< http://www.antaq.gov.br/Portal/pdf/Portos/PortoAlegre.pdf>

ALVES, Augusto. A Construção do Porto de Porto Alegre- modernidade urbanística como suporte de um projeto de Estado. UFRGS, Porto Alegre. 2003.

POSTS RECENTES
bottom of page