top of page

Soweto, um bairro cheio de vida e história em Johanesburgo, África do Sul

Parece até um nome africano, mas é um acrônimo para “South Western Townships” (favelas do sudoeste). Soweto é um bairro no subúrbio de Johanesburgo, África do Sul, mas cresceu tanto que dizem que é uma cidade dentro de uma cidade. Nos anos 50, negros foram enviados pra lá durante o apartheid, de onde o governo designou os bairros pra brancos.


Soweto cresceu rapidamente e de forma nada planejada. A capacidade infraestrutural do Estado de apartheid, enraizou um sistema urbano segregado e deficitário de fornecimento de habitações e serviços básicos. O fornecimento de água e energia, não era igualitário ao crescente aumento da ocupação humana. A oferta de transporte, ligando-o ao restante da cidade também era baixa. A periferia negra estava se formando, e a procura de oportunidades de trabalho e melhor condição de vida crescia.


Oferta, meios de transporte terrestre e linhas de trem.


Soweto não se tornou apenas a maior comunidade urbana de negros da África do Sul, mas também foi palco de grandes acontecimentos. Sendo o centro de campanhas políticas e manifestação estudantis para desmontar o governo do apartheid. A emergência com protestos de prestação de serviços em municípios e assentamentos informais no início dos anos 2000 marcou os limites possíveis de uma cidadania pós-apartheid.


Em algumas partes, como em Diepkloof, você vê uma favela com o que eles chamam de “matchbox houses” ou casas de caixa de fósforo. De outro, você vê mansões de uma classe média que mudou de vida.


Na Vilakazi Street tem algumas casas e fatos importantes. Além de ser a única rua do mundo onde moraram dois vencedores do Prêmio Nobel, Mandela e o arque bispo Desmond Tutu é onde fica a casa de Mandela, onde ele morou antes de ser preso, que virou museu. Esta rua também é famosa pelo assassinato do estudante Hector Pieterson de 12 anos, morto nas manifestações de 1976 contra o apartheid.



Atualmente Soweto é uma grande mistura de culturas e sub culturas sul africanas, misturando imigrante, classes emergentes e as gerações que nunca saíram dali, gerando até um dialeto com gírias e linguagens próprias.


Referências


Wafer, A. (2012, June). Discourses of infrastructure and citizenship in post-apartheid soweto. In Urban forum (Vol. 23, No. 2, pp. 233-243). Springer Netherlands.


Blog Escapismo Genuíno (http://escapismogenuino.com/soweto-um-bairro-cheio-de-vida-e-historia-em-johanesburgo-africa-do-sul/) acessado em 09/11/2016


Blog Diário da África, escrito pelo jornalista Carlos Alberto Jr. Correspondente da Rede Globo na África do Sul. (http://www.diariodaafrica.com/2009/04/estive-hoje-em-soweto.html) acessado em 09/11/2016



POSTS RECENTES
bottom of page