top of page

As artes e a afirmação Ayamara

A ascensão do presidente Evo Morales ao poder da Bolívia deu lugar a uma nova elite econômica, que surgiu dos bairros populares e do comércio informal – no qual as cholas – e cholos - são um pilar fundamental.

Essa ascensão do povo Aymara serviu para reforçar a distinção interna do grupo e destes para o resto da cidade, buscando sempre evidenciar o orgulho de suas origens, estão estampadas no colorido das vestimentas das cholitas, por exemplo.


Seguindo essa lógica, na cidade de El Alto, região metropolitana de La Paz, se vê desde os últimos anos um crescimento dos chamados ‘cholets’ – mistura da palavra chalé com cholo -, casas imponentes, altas e coloridas que se erguem em meio a subúrbios inteiros de casas não acabadas.


Imagem 1: cholet com toda sua opulência em meio a casas modestas em El Alto



As novas atrações turísticas da cidade e expoentes da ascensão social dos Aymara, chegam a ter até 7 pavimentos e custar até 1 milhão de dólares


Freddy Mamani, arquiteto por experiência e principal expoente dessa nova arquitetura andina diz que seus projetos tem o objetivo de demonstrar duas coisas: o orgulho que o povo indígena Aymara tem de sua cultura e também expor a riqueza de seus donos.


Segundo o próprio Freddy, os clientes dessa arquitetura são os nativos que enriqueceram nos últimos anos, ligados a atividades de mineração, alimentação, agropecuária, entre outros, e que buscam também a partir de suas moradias aumentar seus patrimônios, instalando vendas e salões de festa nos andares inferiores, e suas casas flutuando, no alto das construções.


Vídeo: Os cholets em El Alto



Outra expressão de arte que tem evidenciado os Aymaras na cidade de El Alto nos últimos anos são os murais pintados por Roberto Mamani Mamani, onde são retratados elementos da cultura indígena, que incluem imagens coloridas e estilizadas de mães indígenas, condores, sóis e luas, entre outros temas, como por exemplo no condomínio residencial popular Whipala – nome da bandeira das nações indígenas andinas.


Imagem 2: Roberto Mamani Mamani em frente a dois dos murais pintados no condomínio Whipala, em El Alto




Essas duas expressões artísticas e culturais se destacam na cidade, e mais do que isso destacam a cultura nativa daqueles que são maior parte da população da cidade, e que por muitos anos não puderam se expressar plenamente em todos os campos, seja por questões econômicas ou sociais.

Dessa forma é possível notar que a ascensão de grupo cultural age sobre os objetos geográficos existentes lhe dando outra configuração numa tentativa de representar e reafirmar essa identidade, ascensão da cultura Aymara trouxe uma nova arquitetura para a metrópole boliviana que coexiste com as demais formas ali existente como resultado de uma interação e sobreposição entre culturas diferentes.


Referências:


RODRÍGUEZ, Andrés. La vestimenta boliviana de la chola paceña se pasea por la Gran Manzana: La diseñadora Eliana Paco presenta su colección de ropa típica de la mujer mestiza aimara en un desfile en Nueva York. El País, La Paz, set. 2016. Disponível em: <http://elpais.com/elpais/2016/09/15/estilo/1473897453_399797.html>. Acesso em: 13 nov. 2016.


BANERJEE, Sreya. In pictures: Bolivia's colourful Andean mansions. BBC News, El Alto, out. 2015. Disponível em: <http://www.bbc.com/news/world-latin-america-34479377>. Acesso em: 13 nov. 2016.


AC Turismo. Los murales mas grandes del Pais serán entregados este 18 de enero, La Paz, jan. 2016. Disponível em: <http://acturism.blogspot.com.br/2016/01/los-murales-mas-grandes-del-pais-seran.html>. Acesso em: 13 nov. 2016.


Imagem 1

BANERJEE, Sreya. In pictures: Bolivia's colourful Andean mansions. El Alto, out. 2015. Disponível em: <http://www.bbc.com/news/world-latin-america-34479377>. Acesso em: 13 nov. 2016


Imagem 2:

[...]. Mamani [...]. Disponível em: <http://misturaurbana.com/2016/02/mamani-mamani-pinta-14-mega-murais-em-edificios-da-bolivia/>. Acesso em: 13 nov. 2016.


Imagem 3:

[...]. Mamani [...]. Disponível em: <http://misturaurbana.com/2016/02/mamani-mamani-pinta-14-mega-murais-em-edificios-da-bolivia/>. Acesso em: 13 nov. 2016.



POSTS RECENTES
bottom of page