O sistema de bondes em Manaus
Um dos assuntos apresentados no texto anterior, sobre a cidade de Manaus, foi a qualidade da internet comparando a capital do Amazonas e, suas cidades do entorno, com a região metropolitana de São Paulo.
Pelos mapas nota-se que na região sudeste do território brasileiro a concentração de acessos é maior, formando uma rede entre a Região Metropolitana de São Paulo com cidades mais afastadas, sendo algumas: Franca, Ribeirão Preto e etc. Porém como, no caso de Manaus, as mudanças das formas geográficas contribuíram com a difusão do capital? Quais novos objetos foram criados para que isso se concretizasse? O que o planejamento tem a ver com isso?
O desenvolvimento das técnicas, em um contexto de globalização, amplia a possibilidade de objetos de criarem novas funções que alteram o comportamento das pessoas. Essas funções podem se apresentar através da mudança de um meio de transporte na cidade. Neste caso, cabe analisar, as transformações da mobilidade de Manaus.
O bonde elétrico foi implantado na capital do Amazonas para substituir o bonde de tração animal, porém tal implementação só foi possível graças a instalação de energia elétrica e, consequentemente, da iluminação pública, tudo isso por volta de 1910.
Foto 1: bonde em Manaus, década de 1930, fotografia cedida pelo pesquisador norte-americano Allen Morrison, de New York/EUA. Retirado de MENDES (2011).
As primeiras franquias para a construção das linhas foram cedidas ao engenheiro inglês Frank Hebblethwaite em 1895. Em 1898, alguns estadunidenses, fundaram a Manáos Railway Company em New York e iniciaram os serviços comerciais por volta de 1899. Sendo assim, Manaus foi a terceira cidade no Brasil e a quarta na América do Sul a ter bondes elétricos.
Mapa 2: mapa histórico das linhas de bondes elétricos de Manaus.
Percebe-se que o sistema de bondes elétricos surge em Manaus para atender a uma demanda da mobilidade dos cidadãos, logo ele se torna um dos mais importantes transportes do período. Em 1957 o sistema de bondes é encerrado, sendo substituído pelos ônibus.
Mas recentemente, foi promulgado a volta dos bondes como um atrativo turístico, isto é, depois de 120 anos do fechamento das linhas, a prefeitura de Manaus encontrou na revalorização daquele transporte, a chave para trazer viajantes a cidade.[1]
Referências:
ALVES, J. Bondinhos elétricos devem voltar ao centro de Manaus após 120 anos. Portal G1, Amazonas, 15 jan. 2016. Disponível em: <http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2016/01/bondinhos-eletricos-devem-voltar-ao-centro-de-manaus-apos-120-anos.html> Acesso em: 08/12/2016.
MENDES, C. P. Bondes no Brasil: Manaus/Amazonas Novo milênio, Santos, 09 ago. 2011. Disponível em:
<http://www.novomilenio.inf.br/santos/bonden02.htm> Acesso em: 08/12/2016.
MORRISON, A. Manaus. Manaus: 1985. Escala 1:25.000, Disponível em: <http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=127538279> Acesso em: 08 Dez. de 2016.
[1] Reportagem do G1 <http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2016/01/bondinhos-eletricos-devem-voltar-ao-centro-de-manaus-apos-120-anos.html> Acesso em: 08 Dez. 2016.